EDIÇÕES PASSADAS



  • TecStorm'18




    Local: Pavilhão do Conhecimento
    66 participantes
    Valor dos prémios 7000€



    CATEGORIA CREATIVE

    1º lugar: A Lebre
    Construção de um dispensador de sementes copulável à tampa inferior da fuselagem de qualquer drone com o desenvolvimento de uma aplicação móvel para efeitos de planeamento e ordenamento florestal e controlo do dispenador.

    2º lugar: Nameless
    Desenvolvimento de um protótipo que, ao ser instalado no carro do utilizador, apresenta um funcionamento semelhante ao teste do balão, apenas permitindo ligar o motor se a percentagem de álcool no sangue do utilizador, medida através do balão instalado, for inferior ao limite legal português.

    3º lugar: For the Others
    Construção de um dispositivo elétrico que além de ser um andarilho, executa e constrola o movimento de sentar, retirando a utilizadores com problemas físicos a dificuldade e esforço de se sentar na retrete ou cadeira de banho.



    CATEGORIA SOCIAL

    1º lugar: Hack_a_Game
    Serviço centralizado que recebe informação de vários sensores espalhados pela casa. Tencionam conceber sensores de raiz (como, por exemplo, sensor de gás), bem como aproveitar smartphones antigos que se tornam obsoletos para os utilizadores normais, mas que contêm vários sensores e hardware em geral pode ser aproveitado para este fim. Planeiam, igualmente, o desenvolvimento de uma aplicação para o telemóvel que disponibilize a informação recolhida pelos sensores.

    2º lugar: Age-o-tronics
    Design de um equipamento que seria colocado nas fraldas que estima a sua percentagem de enchimento ao medir a resistência elétrica do enchimento da fralda. A fralda é descartável, e o equipamento desenvolvido é trocado da fralda usada para a limpa, reduzindo o custo enquanto garante a higiene. Quando é detetada uma fralda cheia, uma notificaçã surge nos smartphones e ao mesmo tempo um SMS ou um email é enviado para um ou mais destinatários predefinidos.

    3º lugar: The Wise MOSFETs
    Implementação de um sistema que permita detetar P10, CO E CO2 e outros gases, através de uma válvula inteligente para contar o fluxo de gás e um sistema inteligente de ventilação de uma ou mais divisões da casa.


  • TecStorm'17




    Local: Pavilhão de Civil do Instituto Superior Técnico
    27 participantes
    Valor dos prémios 800€



    VENCEDORES

    1º lugar: Mine Hunters
    A equipa focou-se num problema muito sério e severo. Milhares de pessoas vivem em países que ainda estão contaminaods com minas terrestres, problema que coloca a vida destas em constante perido. Foi exatamente essa a situação que a equipa atacou. Desenvolveram um carro prático de reduzidas dimensões e baixo custo capaz de detetar minas.

    2º lugar: Smart Green
    A equipa decidiu trazer o conceito de estufa inteligente à casa das pessoas, criando uma pequena estufa equipada com sensores de temperatura e humidade, reunindo assim as melhores condições para o crescimento de plantas em casa.

    3º lugar: Motion Lamp
    A equipa desenvolveu um candeeiro capaz de se desligar sozinho. Através de um conjunto de sensores este é capaz de detetar se a pessoa adormeceu a ler ou a ver televisão, permitindo uma elevada poupança energética.



  • > voltar à página principal <