FAQ

Quero participar no TecStorm, mas não tenho nenhuma ideia de projeto. Podem ajudar-me?
Encontra inspiração no nosso PowerBank.
Posso candidatar-me com mais do que um projeto?
Sim. Podes candidatar-te com mais do que um projeto (livre e/ou do banco de problemas), mas apenas um será selecionado.
Quero participar no TecStorm, mas não tenho equipa. Podem ajudar-me?
Submete a tua pré-inscrição como candidato isolado até 13 de novembro e serás agrupado com outros colegas na mesma situação.
Onde me posso candidatar?
Basta entrares na plataforma TAIKAI através de um link que será disponibilizado na altura das candidaturas.
Quero participar no TecStorm, mas não sou de Lisboa. Podem ajudar-me?
A organização do TecStorm'20 garante-te o alojamento nas noites de quinta para sexta e sexta para sábado. A noite de sábado é passada em competição, mas haverá um espaço de descanso. A organização também garante-te o deslocamento na véspera do primeiro dia de evento (quinta-feira à tarde/noite) e último dia (domingo à tarde). Só tens de deixar os teus dados ao fazer a inscrição.
Tenho uma ideia para um projeto, mas já tinha começado a trabalhar nela antes do TecStorm. Posso participar com essa ideia?
Sim, podes participar com um projeto que já esteja avançado mas não acabado, e que nunca poderá ter participado numa outra competição do género. O progresso do projeto durante as 28 horas de competição será um dos pontos avaliados.
O evento começa na sexta e acaba no domingo, no entanto a competição dura 28 horas. Como funciona?
O TecStorm’20 começa na sexta-feira de manhã com formações seguido de um almoço. À tarde, haverá a cerimónia de abertura do evento e o momento de bancas, e no fim do dia, um jantar de convívio. A competição começa no sábado de manhã às 9:00 e termina às 13:00 de domingo, num formato nonstop. Segue-se o almoço, o pitch das equipas finalistas, posteriormente a entrega de prémios e a cerimónia de encerramento às 18:00.
Posso sair da competição?
Após o começo da competição, não poderás sair do recinto da mesma em momento algum.
Não sou estudante universitário. Posso candidatar-me ao TecStorm?
Se concluíste os teus estudos no ensino superior no ano letivo anterior, ainda te podes candidatar.
Como será avaliado o meu projeto?
A avaliação do projeto inclui uma componente contínua (relatório progresso das 28 horas), o protótipo, um pitch e um business model que serão apresentados a um painel de júri. Podes consultar o regulamento aqui.
Não sei fazer um business model. Serei prejudicado?
Não. Haverá uma formação de business model dada por um profissional experiente.
Não sei fazer um pitch. Serei prejudicado?
Não. Haverá uma formação de pitch dada por um profissional experiente.
Como funcionam as Sessões de Ideation?
As sessões de ideation servem para ajudar a desenvolver a tua ideia de projeto, e para ficares a conhecer melhor cada uma das categoria em competição. Consistem em vídeos explicativos sobre cada categoria, e a disponibilização documentos que te ajudem na ideação do projeto.
Como funciona o Contacto com os Mentores?
No início de fevereiro, será alocado um mentor à tua equipa, para que possa acompanhar o progresso de ideação do projeto até à altura do evento. O teu mentor pode ainda ajudar-te no preenchimento do Business Model Canvas e tirar-te eventuais dúvidas que forem surgindo. No evento, terás também a oportunidade de entrar em contacto o teu mentor, e outros mentores, no sábado à tarde.
Como funciona a competição?
A competição dura 28 horas, e a participação é feita em equipa. O objetivo é o desenvolvimento de um projeto baseado numa ideia previamente, e devidamente, submetida. Esta ideia pode ter sido trabalhada antes do período da competição. A competição incorpora 3 categorias. Na candidatura, podes escolher mais do que uma categoria, se o projeto se enquadrar no âmbito da mesma. Caso selecciones mais do que uma categoria, define opções (1.ª, 2.ª, etc). No fim das 28 horas, será premiada uma equipa por categoria.
404 Question Not Found
Se a tua pergunta não está aqui, contacta-nos através de geral@tecstorm.pt ou através das nossas redes sociais.

REGULAMENTO

Artigo 1º - Descrição e objetivos do evento
1. O TecStorm é uma competição de engenharia, que terá lugar nos dias 28, 29 de fevereiro, e 1 de março de 2020, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.

2. A participação neste evento será realizada em equipa. Estas irão dispor de um tempo limite (28 horas) para o desenvolvimento de um projeto baseado numa ideia previamente, e devidamente, submetida. Esta ideia pode ter sido trabalhada antes do período da competição.

3. A avaliação das equipas estará dividida em dois momentos:
a) O primeiro momento, no final das 28 horas de competição, determinará as 6 equipas que passam à fase final. Esta deliberação estará ao encargo de uma comissão que terá em conta o progresso do projeto no evento, o seu business plan, o protótipo, e o pitch que a equipa realizará à comissão;
b) O segundo momento de avaliação selecionará, de entre as 6 equipas finalistas, as vencedoras de cada uma das quatro categorias e do evento. Esta avaliação será realizada por um júri altamente competente que irá eleger as melhores equipas.

4. Os objectivos a que o TecStorm se propõe são:
a) Promover o espírito empreendedor nos estudantes universitários;
b) Despertar o espírito criativo e inovador dos estudantes universitários;
c) Consciencializar os estudantes universitários para problemas de cariz social e incentivar a sua participação na resolução dos mesmos.
Artigo 2º - Organização
1. A organização do TecStorm é da responsabilidade da JUNITEC - Júnior Empresas do Instituto Superior Técnico.

2. Durante o evento, as equipas terão à sua disposição auxílio técnico, limitado a esclarecimento de dúvidas relativas ao material, por parte de elementos do Departamento Técnico da JUNITEC.

3. As equipas aprovadas terão à sua disposição todo o material que tiver sido pedido e aprovado na sua candidatura, de acordo com o artigo 7º.
Artigo 3º - Fases e Prazos
1. As datas relativas às diferentes fases do evento serão:
a) 2 de dezembro de 2019 - abertura das inscrições;
b) 22 de dezembro de 2019 - fecho das inscrições;
c) 13 de janeiro de 2020 - anúncio das equipas selecionadas para participação na fase seguinte;
d) 28, 29 de fevereiro, e 1 de março de 2020 - Fim-de-semana do TecStorm'20.
Artigo 4º - Condições de Participação
1. Todos os candidatos têm de ter uma idade igual ou superior a 18 anos e devem frequentar o grau de licenciatura/mestrado de qualquer escola superior ou faculdade do país ou tê-lo feito no ano letivo imediatamente anterior.

2. Os candidatos devem organizar-se em equipas de 3 a 5 elementos.
Artigo 5º - Processo de Candidatura 
1. Para apresentar uma candidatura ao TecStorm é necessário submeter eletronicamente de um Formulário de Inscrição detalhado relativo ao projeto (projeto livre - tema totalmente pensado pela equipa ou projeto proposto - tema existente no banco de problemas, dado a conhecer pela JUNITEC), explicitando o problema que inspirou o projeto candidato e o material necessário à sua execução e que inclua anexos pertinentes.

2. A equipa tem de entregar esse mesmo formulário de inscrição detalhado até ao dia 22 de dezembro de 2019.

3. O formulário de inscrição consiste nos seguintes pontos:
a) Identificação do projeto: a equipa deve apresentar o título do projeto;
b) Componente científica (no caso de ser um projeto livre) ou motivação (no caso de ser um projeto proposto pelo banco de problemas);
c) Descrição: descrever a ideia a desenvolver (máx. 3000 caracteres), efetuando uma exposição detalhada do problema a ser trabalhado, justificação da escolha, métodos de resolução propostos, descrição do potencial comercial e resultados expectáveis;
d) Orçamento: a equipa deve efectuar uma projeção dos materiais necessários a utilizar;
e) Laboratórios (incluindo tempo de utilização);
f) Anexos: podem ser submetidos documentos adicionais que fundamentem a ideia e facilite a sua compreensão (vídeos, imagens, etc.).
Artigo 6º - Política de Cancelamento
1. O cancelamento da inscrição pode ser feito enviando um mail para a equipa organizadora através do contacto disponibilizado na página do evento.

2. O cancelamento da inscrição só será admitido e válido se remetido à equipa organizadora até dia 20 de janeiro.
Artigo 7º - Avaliação da Candidatura
1. Dada a limitação logística e no sentido de fornecer as melhores condições de trabalho possíveis, só serão escolhidas para participarem no TecStorm as melhores ideias, cuja avaliação se baseará nos seguintes critérios:
a) Projeto – Relevância, criatividade, inovação, dimensão do mercado e impacto social;
b) Custos – Viabilidade preço/fabrico, necessidade de material extra;
c) Interesse - Interesse para o TecStorm;

Existe também o critério "Exequível em 28 horas", que apenas apresenta a resposta "Sim" ou "Não".

2. Esta avaliação será levada a cabo pela equipa de coordenação do TecStorm’20 (Inês Letra, Rita Sousa, Sara Paisana), com recurso da consulta, em casos extraordinários, de um membro que pertença/tenha pertencido ao Departamento Técnico da JUNITEC.
Artigo 8º - Programa do Evento
1. O programa do evento pode ser consultado na página do evento.

2. A organização reserva o direito de alterar o programa sem aviso prévio, até à data de início do evento, devendo sempre comunicar tal facto aos participantes, por escrito.
Artigo 9º - Material e Equipamentos
1. A JUNITEC disponibilizará às equipas os seguintes elementos:
a) Um documento com possíveis materiais a serem usados pelas equipas;
b) Wi-Fi;
c) Um documento com os equipamentos disponíveis para serem usados pelas equipas nos laboratórios;
d) Algum do material orçamentado pelas equipas para a exclusiva execução do projeto. A JUNITEC não se compromete a fornecer todo o material orçamentado pelas equipas. A JUNITEC é responsável por escolher, de entre o material orçamentado pelas equipas, aquele que consegue fornecer, sendo a equipa informada dos materiais que serão garantidos.

2. Para além das condições fornecidas pela organização, as equipas são livres de trazer o seu próprio material (elétrico ou mecânico).
Artigo 10º - Júri e Avaliação dos Projetos 
1. Os projetos serão alvo de uma avaliação contínua, levada a cabo por uma equipa da JUNITEC, da qual resultará um relatório de progresso.

2. Os projetos deverão ser entregues até às 13:00 do dia 1 de março, ficando automaticamente excluída qualquer equipa que não cumpra o horário estipulado.

3. Ao terminar o tempo de competição, a equipa de avaliação da JUNITEC, juntamente com profissionais dos patrocinadores das 3 categorias, avaliarão as 24 equipas, com 5 minutos cada, nos seguintes aspetos:
a) Pitch deck;
b) Business Model Canvas;
c) Protótipo;
d) Progresso.

4. Desta avaliação, resulta a seleção de 6 equipas que estarão habilitadas aos prémios atribuídos pelos patrocinadores.

5. Da avaliação final fazem parte o produto final do projeto (protótipo), Pitch, o Business Model Canvas e o progresso no evento.

6. O pitch avaliado terá a duração máxima de 3 minutos.
7. Os critérios base para esta avaliação são:
a) Ideia - inovação e aplicabilidade;
b) Realização prática - funcionalidade do protótipo e eficácia do mesmo;
c) Qualidade do pitch - demonstração e apresentação de resultados;
d) Relatório de progresso - resultante da avaliação contínua efetuada pela equipa da JUNITEC.
Artigo 11º - Alimentação
1. A alimentação estará a cargo da organização, no entanto cabe a cada equipa a responsabilidade de se organizar de maneira a programar as suas refeições consoante os recursos e a oferta alimentar disponibilizada durante o evento.

2. Os participantes estão autorizados a trazer alimentação extra para o evento.

3. Serão disponibilizadas 5 refeições principais, almoço e jantar de sexta (28 de fevereiro), almoço e jantar de sábado (29 de fevereiro) e almoço de domingo (1 de março), bem como vários snacks e produtos alimentares para a alimentação dos participantes e mediante o stock existente.

4. Restrições alimentares terão de ser reportadas à organização durante o ato de inscrição no evento. Caso tal não suceda, a organização não garante a existência de alternativas que satisfaçam as restrições em causa.
Artigo 12º - Mentoria
1. As equipas receberão apoio de mentores e especialistas convidados. Sendo este apoio um aconselhamento na sua natureza, toda a ação que desencadeie é da responsabilidade do participante e da sua equipa.

2. A cada equipa será alocado um mentor no início de fevereiro para que possam acompanhar o progresso de de ideação do projeto até à altura do evento. O objetivo é complementar as capacidades técnicas dos participantes do TecStorm e ajudar a equipas noutras questões de preparação para a competição, como a elaboração de um rascunho do Business Model Canvas e o protótipo.
Artigo 13º - Prémios e Considerações Finais
1. Todo o material que não seja usado no protótipo será devolvido à JUNITEC.

2. O prémio monetário será entregue a cada uma das equipas vencedoras através do patrocinador da respectiva categoria. A JUNITEC funciona apenas como mediadora deste pagamento.

3. À JUNITEC reserva-se o direito de excluir qualquer equipa caso exista uma conduta inadequada ao evento por parte de um membro desta.

4. À JUNITEC reserva-se o direito de excluir qualquer equipa se for descoberto qualquer tipo de plágio durante o evento, a JUNITEC não assume portanto qualquer responsabilidade caso isto aconteça, passando esta para todos os membros da equipa.

5. À JUNITEC reserva-se o direito de decidir sobre qualquer caso omisso ou duvidoso do presente regulamento e todos os pontos supramencionados, sendo a sua decisão irrevogável.

6. À JUNITEC são alheias as responsabilidades por qualquer dano material causado por qualquer membro da equipa, sendo ao mesmo incutidas tais responsabilidades e sanções devidas.

7. A JUNITEC não pode ser responsabilizada a qualquer título pela não ocorrência do evento ou por qualquer situação que possa ocorrer durante o evento.
Artigo 14º - Propriedade Intelectual
1. Nenhum direito relativamente à propriedade intelectual preexistente titulada pelos vários intervenientes do TecStorm será transmitido/transferido entre eles, ou a terceiros, no âmbito do presente Regulamento.

2. Os direitos de propriedade intelectual dos projetos apresentados no âmbito do presente regulamento pertencerão aos seus criadores/participantes.

3. Sem prejuízo do número anterior, a JUNITEC deverá garantir que os participantes, aquando da candidatura, mentores e os especialistas convidados, aquando da sua aceitação do convite para participarem no TecStorm, assinem um documento a autorizá-la a utilizar os projetos desenvolvidos no âmbito do presente Regulamento, para fins académicos.

4. No desenvolvimento e execução do Regulamento, a JUNITEC informará os mentores e os convidados especiais que estes poderão fornecer à JUNITEC e aos alunos participantes ideias, sugestões, ou comentários (feedback) em relação aos projetos destes, bem como garantirá que os mentores e os convidados especiais concordam, expressamente, que todo o feedback será dado de forma inteiramente voluntária e que concedem à JUNITEC e aos alunos participantes uma licença gratuita, perpétua, não exclusiva e para todo o território mundial, para usar, divulgar, reproduzir, licenciar ou distribuir e explorar o feedback fornecido.

5. Caso exista, por parte de terceiros, alguma reivindicação, junto da JUNITEC, relativa a uma alegada infração de direitos derivada da reprodução, uso, ou exploração de obras ou softwares aplicativos, ou de qualquer elemento que o constitua, criado no âmbito do presente Regulamento, a JUNITEC garantirá que os alunos participantes lhe fornecerão toda a assistência para defesa ou acordo perante tal reivindicação.

6. Caso a JUNITEC seja responsabilizada pela violação de direitos de propriedade intelectual e, nesse contexto, lhe venha a ser exigido o pagamento de qualquer garantia, seja a título de indemnização, penalidade, coima, multa, ou qualquer outro, os alunos participantes, quando sejam responsáveis pelas causas que originaram o(s) pagamento(s) ora aludido(s), obrigam-se a indemnizar a JUNITEC por todos os danos sofridos e despesas incorridas no prazo máximo de 15 (quinze) dias a contar da interpelação para esse efeito.
Artigo 15º - Dados Pessoais
1. Nos termos do disposto na legislação de proteção de dados pessoais a JUNITEC, na sua qualidade de responsável pelo tratamento, irá proceder ao tratamento dos dados pessoais dos candidatos e participantes, com vista à realização do evento e execução do presente Regulamento, para:
a) Candidatura ao evento, durante 1 ano;
b) Gestão interna, durante 1 ano;
c) Partilha de fotografias e vídeos nas redes sociais, após obtermos o respetivo consentimento, durante 1 ano.
d) Envio de newsletters com comunicações de interesse, após obtermos o respetivo consentimento, durante 5 anos.

2. Os dados pessoais "Nome”, “Data de Nascimento”, “[indicar]” (...) são de preenchimento obrigatório para a candidatura e, consequentemente, registo enquanto participante no evento, pelo que sem estes dados não poderemos realizar o seu pedido.

  3. Os dados em questão não serão utilizados para nenhuma outra finalidade sem o seu consentimento prévio.

4. Os seus dados pessoais poderão ser transmitidos às seguintes entidades para as finalidades indicadas:
a) Mandatários judiciais e tribunais, para efeitos de representação, declaração, exercício ou defesa de direitos em processos judiciais;
b) Autoridade Tributária, para efeitos de cumprimento de obrigações fiscais;

5. A JUNITEC poderá ainda comunicar alguns dos dados pessoais a prestadores de serviços para a realização de tratamentos de dados por conta e em nome da JUNITEC e apenas quando estes ofereçam garantias de segurança suficientes.

6. Poderá exercer os seus direitos previstos na legislação (acesso, retificação, apagamento, limitação, oposição, portabilidade) através de contacto escrito para o seguinte email geral@tecstorm.pt, sem prejuízo do direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo competente (www.cnpd.pt).

7. Relembramos que poderá retirar o presente consentimento a qualquer momento.

8. Saiba mais sobre a forma como os seus dados serão tratados através do email geral@tecstorm.pt.