CATEGORIAS

Já tens um projeto em mente para te candidatares ao TecStorm? O teu próximo passo é escolher a categoria, de um dos nossos main sponsors, em que o teu projeto se insere. Caso se insira em mais que uma, no momento das inscrições deves ordená-las por ordem de preferência. Para além disso é importante referir que as categorias estão alinhadas com os SDG's definidos pela ONU. Agora só falta mesmo saber quais são as nossas categorias:
Clica nos botões abaixo para saberes mais.

Sustainable Cities

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Projetos tecnológicos que alterem o panorama das cidades portuguesas, transformando-as em centros de crescimento inclusivos e sustentáveis. Procuram-se ideias de soluções inovadoras e resilientes para o funcionamento das mega-estruturas, uma vez que as cidades são vulneráveis a mudanças climáticas e, quase nunca, se encontram organicamente relacionadas com o meio ambiente que ocupam.
Keywords: Sustainable Cities, Sustainability, Green Economy, Energy
Descobre mais sobre esta categoria e vê o vídeo que a Ciência Viva fez para ti:

Social Good

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Projetos que aliem a tecnologia e o empreendedorismo, com um foco em acrescentar valor à sociedade.
Keywords: Social, Responsabilidade Social, Inovação, Refugiados, Apoio a Idosos

5G - The Network of the Future

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Projetos tecnológicos passíveis de incorporar a tecnologia 5G, que permite maior velocidade, menor latência, e maior densidade de dispositivos conectados. Procuram-se ideias de soluções inovadoras que incorporem estas vantagens.
Keywords: IoT, Logistics, Health, Gaming, Environment, Recycling
Descobre mais sobre esta categoria e vê o vídeo que a Vodafone fez para ti:

CONTACTO COM OS MENTORES

O contacto com os mentores irá decorrer em duas partes:
1.ª parte: antes da competição, em 2 sessões por videochamada (nas 2 semanas antes do evento).
2.ª parte: durante a competição no Pavilhão do Conhecimento (sábado à tarde).

Na 1.ª parte, irá ser alocado a cada equipa um mentor para se realizarem as 2 sessões de mentoria.
Na 2.ª parte, irão estar presentes mentores que podem ou não ser os mesmos que foram alocados na 1.ª parte.
1.ª parte - Antes da competição
1.ª parte - Antes da competição
Antes da competição, vão existir duas sessões com o mentor, a realizarem-se nas 2 semanas anteriores ao evento. Antes da primeira sessão, recomenda-se que a equipa faça um rascunho do Lean Canvas. Um dos critérios da competição é a apresentação do Business Model Canvas (plano de negócios). O Lean Canvas terá como objetivo delinear a ideia para ajudar posteriormente a completar o Business Model Canvas.
Encontra-se abaixo uma sugestão daquilo que deve ser discutido.
Sessões:
1ª Sessão - 10 a 14 de fevereiro (30 min-1h)
  • Explicação do Lean Canvas pelo mentor e esclarecimento de dúvidas.
  • Discussão do Lean Canvas entre o mentor e a equipa.
  • Reestruturação da ideia (problem-solution fit), se for o caso.
  • Submissão da sessão como asset* até dia 16 de fevereiro (para as equipas).
* Um asset é um ficheiro que se anexa ao badge do projeto na plataforma da Taikai. Pedimos que cada equipa submeta o ficheiro após cada sessão de trabalho com o mentor até ao fim dessa mesma semana para ficar registado o progresso prévio da equipa com o mentor.
2ª Sessão - 17 a 21 de fevereiro (30 min-1h)
  • Definição da ideia, caso tenha havido alterações.
  • Prototipagem (possível concretização de um protótipo que valide a ideia) com o mentor.
  • Submissão da sessão como asset até dia 23 de fevereiro (para as equipas).
Notas:
  • A ponte de contato entre a equipa e o mentor será feita por WhatsApp, por um membro da equipa do TecStorm.
  • As sessões serão feitas por videochamada (skype ou hangouts, por exemplo) e devem ser iniciadas pelo Team Leader da equipa.
  • A marcação das sessões será feita pelo Team Leader, conforme a disponibilidade do mentor.
  • Após cada sessão, a equipa terá de submeter um breve resumo da sessão na plataforma Taikai. Esse resumo será colocado na badge do projeto, como asset (como explicado acima). Os templates para os assets de cada sessão encontram-se em "Resources" na plataforma da Taikai no challenge do TecStorm. Contudo, podem ser adaptados conforme o rumo da sessão.
2.ª parte - Durante da competição
Durante a competição, não existe uma distribuição específica dos mentores para as equipas. Ao invés disso, os mentores estarão a circular pela zona de competição e os participantes serão convidados a falar com os mentores, para que possam complementar o feedback recebido com o mentor previamente alocado ou receber uma segunda opinião.

FORMAÇÕES

FORMAÇÃO DE BUSINESS PLAN
A formação de Business Plan será dada pelo formador José Manuel Gomes, da empresa Rumos, e terá lugar na sexta-feira, dia 28, das 11:45 às 13:00.
Na primeira parte, que irá ser mais teórica, serão abordados os conceitos básicos de um plano de negócios. Na segunda parte, haverá um exercício prático.
FORMAÇÃO DE PITCH
A formação de Pitch será dada pelo formador David Mourão, da empresa Speak and Lead e terá lugar no sábado, dia 29, das 17:00 às 18:30.
A formação será dividida em duas partes: a primeira parte será teórica e a segunda parte terá exercício prático.
Cada equipa deve selecionar apenas dois elementos para estar presente na formação. Nessa seleção, deve-se ter em conta quais os elementos que irão realizar o pitch no momento da avaliação.

TECLAB

O TecLab estará no átrio principal durante as 28 horas de competição. Será aqui que as equipas poderão requisitar mais material para os seus projetos, assim como levantar ferramentas que necessitem (ferros de soldar, multímetros, etc).
Materiais consumíveis (como resistências e outros) não serão entregues com o material da equipa, são pedidos no TecLab. O TecLab terá material técnico fornecido pela Robert Mauser e impressoras 3D e scanners 3D fornecidas pela CODI. Para fazer impressões ou scans, as equipas devem fazer esse pedido com os membros da JUNITEC presentes no TecLab.

AVALIAÇÃO

VENCEDORES DAS 3 CATEGORIAS
Avaliação de Progresso
As equipas inscritas irão ser submetidas a 4 momentos de avaliação de progresso, que serão registados num relatório de progresso, que irá ser preenchido por membros da equipa do departamento técnico da JUNITEC (apenas 2 membros fazem a avaliação por categoria). Os pontos importantes a destacar em cada um dos momentos serão:

  • Progresso do Protótipo - check-in no evento, objetivo no final das 28h, evolução desde última avaliação, obstáculos/dificuldades encontradas e sua superação (ou não).
  • Progresso do Business Model Canvas (BMC) - evolução desde última avaliação, definição de componentes do BMC tais como Value Proposition, Revenue Streams, Key Partners, etc.
A execução do protótipo estará inteiramente da responsabilidade dos participantes. Havendo componentes/ferramentas/utensílios que não consigam utilizar, terão apoio técnico por parte da organização.
Terão acesso a formações para as componentes de Pitch e de Business Model Canvas, bem como mentoria desde início de fevereiro.

Entrega no Fim da Competição
Até ao fim das 28 horas de competição, as equipas devem submeter como assets na página do seu projeto, na plataforma Taikai, os seguintes documentos:
  • Um powerpoint, para ser utilizado como suporte para a apresentação no momento de avaliação;
  • Descrição do modelo de negócios (BMC), podendo ser utilizado o template disponibilizado na plataforma;
  • Descrição detalhada do protótipo, utilizando como recursos: texto, imagens, vídeos, animações ou outro tipo de multimédia relevante.
  • Após as 28 horas de competição (quando o cronómetro chegar ao fim), não serão aceites quaisquer submissões na página do projeto, nem permitidas alterações.

Seleção dos Finalistas (1ª avaliação)
No domingo, no final da competição, haverá um momento em que todos os projetos serão sujeitos a uma avaliação para determinar quais serão os projetos que prosseguem para a apresentação final. Desta seleção, irão passar 2 projetos por categoria (6 no total).

Jurados
Esta avaliação será feita por uma comitiva constituída por:
  • 1 representante do Main Sponsor. (*)
  • 1 Mentor/empreendedor (fora dessa categoria).
  • 1 Alumni da JUNITEC (que não esteve presente nas avaliações de progresso).
A comitiva irá estar acompanhada pelos 2 membros da JUNITEC que preencheram os relatórios de progresso, da respetiva categoria, para retirarem eventuais dúvidas que possam surgir do preenchimento do relatório do progresso, ou de algum acontecimento que não esteja presente no relatório.

Cada um dos jurados da comitiva terá um conjunto de Kais (moeda virtual da Taikai) que varia consoante o peso das avaliações de cada um.

Distribuição do peso de voto:
  • Main Sponsor - 60%
  • Mentor - 20%
  • Alumni JUNITEC - 20%

Distribuição dos 10,000 Kais:
  • Main Sponsor - 6,000 Kais
  • Mentor Externo - 2,000 Kais
  • Alumni JUNITEC - 2,000 Kais
A distribuição dos Kais pelos projetos fica ao critério de cada um dos jurados da comitiva, mas tendo sempre em conta o peso de cada um dos critérios de avaliação.
Os critérios também estão na Taikai para que todos tenham conhecimento.

Critérios de avaliação:
  • Pitch Deck - 50%
  • Business Model Canvas (BMC) - 20%
  • Protótipo - 20%
  • Progresso - 10%

Tempo:
Cada equipa terá 3 minutos para fazer o pitch do projeto (como fará em palco se passar), tendo 1 minuto para explicar e demonstrar o protótipo, e 1 minuto para o BMC. No total, cada equipa tem 5 minutos de apresentação. Depois da apresentação, terão 5 minutos para perguntas que possam surgir dos jurados.
No total, cada equipa terá 10 minutos, para apresentação e discussão.

Seleção dos Vencedores (2.ª avaliação)
As 6 equipas finalistas irão depois proceder à apresentação final dos projetos. Serão atribuídos 10 min por cada equipa para a apresentação: 3 min para a realização do pitch e 7 min de questões por parte do júri.

Júri:
  • 2 representantes do Main Sponsor da categoria
  • Vice-Presidente do Instituto Superior Técnico
Na posse do júri, estará a descrição dos projetos finalistas, bem como os seus relatórios de progresso, instrumentos com o fim de apoiar o processo de decisão.

Distribuição do peso de voto:
  • Main sponsor - 70% (35% para cada um dos representantes do Main Sponsor)
  • Vice-Presidente do IST - 20%
  • Público (plateia) - 10%
Distribuição dos 100,000 Kais:
  • Main sponsor - 35,000 Kais (por cada um dos representantes)
  • Vice-Presidente do IST - 20,000 Kais
  • Plateia - 50 Kais (por cada elemento da plateia)
A plateia é constituída por todos os elementos que assistam à apresentação dos finalistas: staff, participantes, parceiros, convidados.

Critérios de avaliação:
  • Pitch deck (apresentação) - 50%
  • Business Model Canvas - 25%
  • Protótipo - 25%
Depois de apurados os vencedores de cada categoria, os prémios serão atribuídos na cerimónia de encerramento.
VENCEDORES DO MELHOR PROTÓTIPO
Em paralelo com a competição, irá ser atribuído um prémio pela Worten à equipa com o melhor protótipo, de qualquer uma das 3 categorias.
Na 1.ª avaliação, enquanto as comitivas avaliam os projetos, irão estar presentes 3 jurados da Worten, por categoria, a avaliar os protótipos. Esta avaliação será feita externamente à plataforma da Taikai, pelo que os projetos não ganharão Kais com esta avaliação.

Na cerimónia de encerramento (18h-19h30), são anunciados os vencedores das categorias e o vencedor do prémio de Melhor Protótipo.

PRÉMIOS

VENCEDORES DAS 3 CATEGORIAS
Para além do prémio monetário de €2,000 atribuído por cada Main Sponsor (Ciência Viva, Fundação Calouste Gulbenkian, e Vodafone), cada elemento das 3 equipas vencedoras irá receber uma TV KUBO e uma soundbar KUBO, oferecidas pela Worten.
VENCEDOR DE MELHOR PROTÓTIPO
Cada elemento da equipa vencedora do prémio de Melhor Protótipo, irá receber uns auscultadores Bluetooth GOODIS, uma pulseira desportiva KUBO e uma action cam KUBO, oferecidos pela Worten.